Logo Laboratório Dr. José Manso

Apresentação

O Laboratório Dr. José Manso começou a sua actividade em Janeiro de 1982 com sede na Praça Frei Gonçalo Velho 84 1º E em Viana do Castelo, com as valências de Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, tendo nessa altura um posto de colheita em Vila Nova de Cerveira.

A política da Administração do Laboratório Dr. José Manso foi, desde o início, apostar na qualidade dos serviços prestados na área de Análises Clínicas.

Para tais fins serem atingidos, tem-se mantido actualizada e informada no que diz respeito às novas técnicas e tecnologia de ponta. Tanto assim é que devido a um aumento de utentes, no início de 1984, começaram a ser feitas as valências de Endocrinologia, Imunologia e Monitorização de fármacos e toxicologia clínica, ao ponto de, em 1988, ter sido informatizado a fim de dar uma melhor e mais rápida resposta dos resultados.

Com o andar dos anos e não descurando a política seguida desde inicio, isto é, apostar na qualidade de serviços, em 1998 o Laboratório mudou para novas instalações, Avenida Rocha Páris 74 R/C em Viana do Castelo, a fim de dar uma maior comodidade aos utentes e aos seus colaboradores. Aos utentes, porque a sala de espera, os gabinetes de colheita e a recepção estão num rés-do-chão amplo e arejado com fácil acesso incluindo aqueles que têm maior dificuldade de locomoção e aos colaboradores, porque no 1º andar, onde está instalado o Laboratório propriamente dito, existem instalações condignas a fim de lhes dar uma maior comodidade de trabalho.

Devido a esta política seguida pela Administração do Laboratório Dr. José Manso, este está em franco crescimento, pois neste momento existem mais onze postos de colheita localizados em Monção, Valença, Caminha, Vila Praia de Âncora, Barroselas, Santa Marta de Portuzelo, Darque, Barcelos, Vila Verde, Lanheses e Alvarães.

Em Julho de 2001 foi certificado pela APCER nas valências de Bioquímica, Microbiologia, Hematologia, Imunologia, Endocrinologia laboratorial e estudo funcional dos metabolismos, órgãos e sistemas, Monitorização de fármacos e toxicologia clínica.

Em Agosto de 2002, foi assinado entre a Administração do Laboratório Dr. José Manso e a Gerência do Hospital Particular de Viana um contrato de exclusividade em Análises Clínicas.

Em Novembro de 2015 foi iniciado o processo de licenciamento de uma nova valência, Patologia Molecular (excluindo genética humana)

Em Outubro de 2017 obtivemos a licença de funcionamento de acordo com os requisitos da Portaria 166/2014, já incluindo a nova valência.

No que diz respeito ao transporte dos colaboradores, produtos biológicos dos diferentes postos de colheita e os domicílios é feito em viaturas próprias deste Laboratório. No que diz respeito aos equipamentos, estes são renovados periodicamente a fim de estar sempre na vanguarda da tecnologia, pois esta por sua vez está em constante evolução.